19 de fev. de 2010

17 fevereiro - uma pessoa que faz a diferença: Katia Velo



Katia Velo é associada do Instituto MMAIS e foi nossa entrevistada no dia 17 de fevereiro, bem na quarta-feira de cinzas! Foi um bate-papo gostoso com essa paulistana que tem agitado o meio cultural de São José dos Pinhais nesses últimos seis anos.

Ela tem formação em Letras, mas é especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea, é artista plástica, professora e colunista cultural. Trabalha como uma formiga, sem parar, está em toodas - experimente digitar Katia Velo no Google!
Além de ser artista, o que admiramos nela é a sua disposição em ajudar a promover outros artistas. Confira a coluna dela:
http://www.guiasjp.com.br/opcoes.php?option=591

Conversamos com ela principalmente sobre o fazer artístico, desmitificando a ideia de que um artista cria por inspiração ou iluminação, mas sim com muito trabalho, transpiração, estudo e dedicação. O momento de glamour na vida de um artista é só um instante, a maioria do tempo fica, no caso dela, suja de tinta ou horas a fio escrevendo e estudando, conciliando ainda a vida familiar, com afazeres domésticos e administrativos. Com muito humor, Katia contou sobre alguns acontecimentos de sua trajetória artística e também sobre suas últimas exposições realizadas neste início de ano: exposição Parabéns São Paulo e o V Salão de Verão da Galeria Mali Villas-Bôas, ambas em São Paulo, a exposição individual no hotel Blue Tree Towers em Curitiba e a próxima exposição coletiva em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em março, no Metrô de São Paulo – Estação Sé.

Leia mais sobre a entrevista no site:
http://www.guiasjp.com.br/opcoes.php?option=591&id_noticia=48308&id_canal=58

A artista possui em seu currículo 12 exposições individuais, além de participações em Salões e mais de 50 coletivas nacionais e internacionais como no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira – Varsóvia/Polônia, Frankfurt/Alemanha e Viena/Áustria; 3ª e 4ª Muestra Internacional de Arte Postal Ciudad de Ceuta/Espanha; Fundácion Romulo Raggio, Buenos Aires/Argentina. Possui obras em acervos particulares e em órgãos oficiais: São Paulo, Portugal, Argentina e Polônia.

Katia Velo é colunista do jornal Correio de Notícias, e na internet, do GuiaSJP, Inconfidencial e Arte Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário