23 de mai. de 2010

19 de maio - crianças em situação de risco, adoção, feijoada, amor.


O título parece um equívoco de combinações, mas esses foram os temas que conversamos com os convidados: a coordenadora da Casa de Passagem - Abrigo Municipal de Crianças, Isa Roseli da Silva, a Assistente Social Julia Waldrigues e com um dos coordenadores do Projeto Romã, Carlos Berti.

A reunião dessas pessoas no programa Momentos MMAIS foi para promover a feijoada solidária que o grupo Projeto Romã estava organizando para arrecadar fundos para a reforma da Casa de Passagem de Crianças e Adolescentes de São José dos Pinhais, tornando-a mais agradável, com ambientes mais adequados aos moradores.

A Casa de Passagem é um local provisório onde crianças afastadas do convívio familiar pela Justiça, por estarem em situação de risco, aguardam a decisão judicial de seu futuro que pode ser voltar para casa ou ser encaminhada para adoção. A Casa de Passagem de São José dos Pinhais-PR, abriga hoje cerca de 50 crianças e adolescentes, entre zero e 18 anos.

O Projeto Romã foi criado em 2009, por um grupo de voluntários, com o intuito de fomentar discussões, estudos e reflexões; orientar e dar apoio a pais e instituições voltadas à causa da adoção, bem como, fazer com que o tema seja mais bem entendido e aceito pela sociedade.

Carlinhos Berti explicou o que significa ROMÃ:
R=Reflexão, O=Orientação, M=Mobilização A=Apoio para ações voltadas à adoção de crianças e adolescentes. No final de tudo lê-se também como AMOR. Ele mesmo é um “pai do coração”, tem 3 filhos do coração.

A reunião dos “dois lados da moeda”, de um lado, a instituição que abriga crianças em situação de risco e de outro lado, o grupo que prepara famílias para adotar crianças, resultou numa conversa muito instrutiva, emotiva, esclarecedora. Concluimos que há muito que fazer para fortalecer as famílias, que as famílias precisam adotar seus próprios filhos, tratando-os com respeito e amor e que filhos são para sempre.

P.S.- a feijoada foi um grande sucesso! Parabéns a todos os voluntários.

Grupo Romã: www.adotasaojose.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário