27 de mai. de 2010

26 maio - os jovens e a política


Os dois simpáticos jovens são Rodrigo Ferraz César (esq) e Andrei Gustavo Gondro (dir), nossos convidados para conversar sobre os jovens e a política.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, em 2010 são mais de 3 milhões de eleitores com 16 e 17 anos, quase um milhão a mais do que no pleito de 2002. O número total de eleitores subiu 10% - de 115 milhões, em 2002, para quase 126 milhões este ano. Já o número de eleitores com menos de 18 anos pulou de 2,2 milhões para 3,2 milhões: um aumento de 45%.
A nossa pergunta foi: esses jovens (16 a 24 anos), politicamente são alienados? São engajados? São mais críticos? São apáticos?
Nossos jovens convidados, (ambos têm 22 anos)defendem que "é importante participar da política, conhecer e acompanhar para influir no futuro do nosso país e do mundo. Precisamos ter uma voz ativa”.

Outra pergunta nossa foi: a internet contribui para a reaproximação do jovem com a política? Nossa, foi uma enxurrada de informações e argumentos, provando que estão empenhados e conectados com esse recurso tão novo. Bem, faz parte de sua geração.

E na última pergunta: "a participação política só se dá na participação partidária?" ficamos sabendo que eles participam também de trabalho voluntário comunitário.

Parabéns, jovens. Tiramos nosso chapéu. Ficamos mais tranquilos em saber que há jovens como vocês.

Um comentário:

  1. Parabens ao Instituto Mmais e Radio 98,3 pela iniciativa do programa e pelas ações sociais que promovem pela comunidade.
    Espero que mais pessoas sigam o exemplo que voces dão de cidadania.

    ResponderExcluir