12 de ago. de 2010

11 de agosto - socorristas: a missão de salvar vidas

Luiz Marcelo (Resgate Voluntário Parceiros da Vida) e Acyr Boza (radialista)

"Para salvar uma vida qualquer sacrifício é um dever!"

Esse é o lema da equipe de socorristas do Resgate Voluntário Parceiros da Vida, voluntários de São José dos Pinhais que prestam atendimento de socorro pré-hospitalar. Conversamos com Luiz Marcelo Pereira, socorrista há 17 anos e presidente da ONG.

Marcelo contou que "ficou assim" apaixonado pelo resgate ainda durante a lua de mel, quando teve oportunidade de fazer um curso de primeiros socorros. Considera esse trabalho uma missão de vida e permanece nele graças ao incentivo de sua esposa, Joseane, que também é socorrista voluntária.

O ONG foi criada em 2006 e tem voluntários formados em várias áreas como auxiliar e técnicos em enfermagem, socorristas, agente de socorros urgentes, técnicos de segurança de trabalho. Possui o título de Utilidade Pública Municipal desde 2007.
Marcelo é também instrutor nos cursos de socorrista, cursos esses que têm o reconhecimento do Ministério da Educação, mas a profissão ainda não é regulamentada.

O ouvinte Dimitrios Kogiaridis nos enviou, por email, as seguintes perguntas que o Marcelo respondeu no ar e que postamos aqui resumidamente:

1- Nestes tempos de alterações climáticas constantes, aprecio iniciativa como a de vossa ONG.
Qual a parceria estabelecida entre vocês e a Secretaria de Segurança Publica? E se estão afinados, qual a possibilidade desta ONG desenvolver projetos em escolas publicas a fim de treinar crianças e jovens para estes tempos difíceis?

R: Estamos em conversação com a prefeitura municipal para estabelecer uma parceria, mas ainda não há nada concreto. A capacitação a professores e treinamentos às crianças e jovens faz parte do nosso estatuto; temos realizado voluntariamente nas escolas que nos solicitaram e gostaríamos de poder oferecer essa capacitação a todas as pessoas que trabalham com as crianças.

2- Em caso de necessidade, a comunidade pode acionar a ONG? Como?
R: Estamos à disposição através do celular 8897-5617

3- Como Pai, que princípios básicos preventivos devo conhecer para amenizar as dificuldades de minha família em caso de enchente ou incêndio?
R: é fundamental orientar as crianças e praticar em casa os princípios de separação do lixo orgânico e reciclável, pois a causa de enchentes, na maioria das vezes, é o acúmulo de lixo; no caso de incêndio, o corpo de bombeiros alerta que a maioria das crianças carbonizadas são encontradas dentro de armários ou embaixo da cama; um ambiente de 5X5m pega fogo em 20 segundos e a criança precisa ser treinada a sair de casa rapidamente num caso desse. Ou seja, é essencial orientar as crianças quanto à prevenção e combate a incêndios, ensinando a usar um extintor e treinar a evacuar a residência em caso de incendio, são fundamentais para a sobrevivencia da crianca em caso de sinistro.

Marcelo deixou dois telefones para memorizarmos em caso de emergência;
193 - Corpo de Bombeiros - nos casos de trauma
192 - SAMU - nos casos clínicos.

Um comentário:

  1. Bom dia gostaria de realizar um curso para trabalhar como socorrista voluntaria.
    Onde posso encontrar o curso?
    E quais as áreas que poderei ingressar?
    Grata
    Pamela Bortolotti
    pamela_bortolotti@hotmail.com
    41-9740-7575

    ResponderExcluir