5 de ago. de 2010

4 de agosto - amor e respeito pelos animais de estimação

O trio da foto são os três mosqueteiros defensores dos animais: da esq para direita, Sr. Adyr Ferreira da Silva, Rita Tereza Ferreira da Silva, da ONG OBACADOR e a Dra. Roberta Ramalho, veterinária.

Aproveitando que o mês de agosto tem fama de "mês do cachorro louco", convidamos os representantes da ong OBACADOR- Organização Brasileira de Ajuda a Cães Abandonados Dona Rita, Sr. Adyr e d. Rita e a veterinária dra. Roberta Ramalho que gentilmente veio láaa de Almirante Tamandaré, para conversarmos sobre animais de estimação.

Muitas perguntas nos chegaram dos ouvintes, via email, durante a semana, que foram respondidas pelos nossos convidados. Agradecemos a participação das perguntas da Suyan Lima, Joselita Andriguetto, Dimitrios Kogiaridis, Goretti Queres.

D. Rita e Sr. Adyr são voluntários há 20 anos e abrigam 250 cães no canil, em sua chácara. Eles responderam às perguntas sobre abandono e maus tratos de animais de estimação. Muito conscientes e comprometidos, contaram que hoje se encontram abandonados, não só viralatas, mas muitos cães de raça. Fizeram um apelo para que as pessoas considerem que os animais não são descartáveis, ao adquirir um cão, ele poderá viver em media até 10 anos. Além disso, disse d. Rita emocionada, "os animais só nos entregam amor e companhia, não sabem o que é o mal".

A dra. Roberta Ramalho esclareceu que um animal de estimação precisa de cuidados mais intensos nos primeiros 4 meses de vida, principalmente com vacinação e desvermifugação, sendo importante a visita mensal ao veterinário nesse período. Quanto à alimentação, orientou que existe hoje uma grande variedade de opções, sendo importante que tenha porcentagem adequada de proteina, calcio e vitaminas, equilíbrio dificilmente alcançado numa alimentação caseira.

Deixamos aqui alguns conselhos em forma dos Mandamentos da Posse Responsável:
- vacine o cão anualmente
- passeie com ele todos os dias, com coleira e guia- dê alimento balanceado em forma de ração e água fresca
- dê vermífugo periodicamente
- coloque uma identificação na coleira
- recolha as fezes do seu cão em locais públicos
- não solte seu cão nas ruas

Com relação à legislação, o Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998), prevê pena de 3 meses a um ano de detenção e multa, para "ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". Veja o site www.webanimal.com.br/cao/maustratos.htm

Para denunciar maus tratos, tem o telefone da Força Verde, do IBAMA: 0800-618080

D. Rita e sr. Adyr se colocaram à disposição para quem quiser visitar o canil ou apadrinhar um dos cães.
Tel: (41)3283-2913 / (41)9111-1795 www.ongdocao.org.br

2 comentários:

  1. Parabéns Dna Marina.

    Os assuntos abordados e discutidos ,são sempre pertinentes e nos trazem conhecimento.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por este blogue. esta me a fazer muito jeito para um trabalho de moral cujo tema e: "respeito pelos animais"

    ResponderExcluir