18 de mar. de 2010

Chamamento 2010: Programa Paraná Alfabetizado

(da esq p/dir - Marina, Irene, Lilian, Valdir)

Nossos convidados foram: prof. Irene Cim, da Documentação Escolar do Estado, prof. Lilian da Silva Rocha e Valdir Duria, coordenadores do Paraná Alfabetizado em São José dos Pinhais. Conversamos sobre a importância de ser alfbetizado em nossa sociedade e do primeiro passo que uma pessoa acima de 16 anos que não sabe ler nem escrever pode fazer para se alfabetizar: participar do programa Paraná Alfabetizado. Trata-se de um curso do Governo do Estado do Paraná, com duração de 8 meses, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado· As aulas são ministradas por alfabetizadores voluntários que recebem uma bolsa auxílio de R$288,00. Segundo o IBGE (2000), na região sul do país a média de analfabetismo é de 7,7% (uma das melhores do país), sendo o Paraná o estado com maior índice (9,5%), comparado com Santa Catarina (6,3%) e Rio Grande do Sul (6,7%).

Uma pessoa analfabeta torna-se um peso para a sociedade na medida em que não consegue um emprego ou fica desempregado, ou se envolve em atividades marginais criminais e vai para o sistema correcional do estado, o que significa maiores gastos para a sociedade. Portanto o analfabetismo não afeta somente o indivíduo, mas toda a comunidade.

A alfabetização é um processo que dura toda a vida, se entendermos como esforço de domínio da leitura e da escrita . Começa em nossa infância quando ouvimos canções de ninar e histórias contadas e nosso aprendizado continua quando lemos bons livros e define quem somos e em que nos tornamos. Por isso, especialistas recomendam que uma criança deve ter diariamente 20 minutos de leitura com sua mãe, seu pai, ou sua avó ou tios.

Os professores Lilian e Valdir contaram vários casos de sucesso de alunos que se alfabetizaram e conquistaram maior autoestima e cidadania.

Se você conhece alguém que tem 16 anos ou mais, não importa a idade, ajude a encaminhá-lo a uma escola estadual mais próxima ou ligue para: 3382-6162 / 3634-1623 - na Documentação Escolar do Estado no município.

Se você quer ser um alfabetizador, precisa ter pelo menos 18 anos e concluído o ensino médio. É desejável que tenha o curso de magistério.
As próximas turmas serão formadas até 31 de março/2010

Deixamos aqui os emails dos professores coordenadores do programa e algumas referências sobre o assunto tratado:

lian.rocha@gmail.com
valdirduria@yahoo.com.br

http://www.paranaalfabetizado.pr.gov.br/
http://www.byub.org/LivingEssentials/files/144AdditionalResources.pdf

Um comentário: