25 de mar. de 2010

24 março - como armazenar alimentos


Convidamos a Sueli Reguin para contar-nos sobre as técnicas de armazenamento de alimentos que ela utiliza em sua casa.

O que nos motivou trazer esse assunto foi o terremoto no Chile há poucos dias atrás e o saque aos supermercados e às casas de família que aconteceu lá porque as pessoas não tinham comida em casa. Parece filme de ficção, mas foi aqui no país vizinho.

Sueli disse que o armazenamento é uma forma de prevenção, mas também faz parte de um conjunto de ações de autossuficiência de uma pessoa ou família, que compreende: ter alimentos em casa, horta caseira, evitar dívidas, fazer exercícios físicos para manter a saúde e o fortalecimento emocional e espiritual. Ela aprendeu essas coisas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

No Brasil temos pouca probalidade de ter esse tipo de desastre, mas podemos estar sujeitos a perder o emprego ou ter gastos inesperados para cuidar da saúde. É o que aconteceu com a Sra. Martins, com quem gravamos uma entrevista para o programa. Ela contou que quando a empresa onde seu marido trabalhava faliu, até conseguir outro emprego demorou 8 meses e mais outros tantos meses para receber os salários atrasados. Enquanto isso, a família deles e mais outra família comeram dos alimentos armazenados e nunca faltou nada, nem docinho para as crianças porque ela tinha muitas latas de leite condensado!

Assim, cada família deve listar os alimentos preferidos e começar a armazenar aos poucos. Primeiro, armazena-se para ter alimentos para uma semana, duas semanas, depois para um mês, 3 meses, até um ano. É importante incluir o armazenamento de água, roupas, combustível e produtos para higiene e limpeza. Alimentos vivos em uma horta caseira e um galinheiro é importante na medida do possível.

Agradecemos à Sueli por participar de nosso programa e contribuir com suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário