4 de dez. de 2009

2.12.2009 - Alfabetização de Adultos



Convidamos a prof. Irene Cim, representando a Secretaria de Estado da Educação e a prof. Márcia Dacko, da coordenação local do Paraná Alfabetizado para conversar sobre a alfabetização de adultos pelo programa Paraná Alfabetizado. Trata-se de uma ação do governo do estado, em parceria com o governo federal (Brasil Alfabetizado), prefeituras e outras organizações civis, para dar oportunidade às pessoas com mais de 15 anos, de ter acesso à leitura e escrita. São oito meses de aula, 10h semanais, com professores selecionados através de editais do governo do estado.

Para saber mais, acesse:
http://www.diaadia.pr.gov.br/paranaalfabetizado/

A professora Marcia Dacko nos contou que, pelos dados da Secretaria de Estado de Educação, em São José dos Pinhais restam somente 400 pessoas analfabetas. Contou também que uma das primeiras coisas que o aluno formado faz é trocar a carteira de identidade com suas digitais por uma com sua assinatura.
A formatura de 15 turmas de alfabetização é no dia 4 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal.

Fomos à casa da alfabetizadora, prof. Eraci Salete Pereira, do Jardim Fátima e conversamos com ela e mais 5 alunos: Luzinete, Constantina, Rosa, Maria José e Estevam.
Luzinete (40 anos) disse que relutou em estudar, mas através de incentivos, fez e valeu a pena; Constantina (68) está feliz porque pode agora ler a Bíblia; Maria José (73) é vendedora e aprendeu a anotar melhor os pedidos (antes faltava letra) e também a fazer contas; Sr. Estevam(78) disse que não saber ler é como ser cego; Rosa (50) não conseguiu terminar o curso porque seu marido ficou doente, mas deixou um depoimento que todos devemos voltar aos bancos da escola. São lições de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário