4 de dez. de 2009

2.12.2009 - mensagem do dia: "o que você fez por alguém hoje?"


Foto: Dr. Jack McConnel, 89 anos, médico aposentado.


Neste mês de dezembro, quando os corações se abrandam mais, deixaremos uma mensagem em cada programa. Esta é a mensagem do dia 2/dez/2009:


"Há poucos anos, li um artigo escrito por Jack McConnell, médico.
Ele foi criado nos montes do sudoeste da Virgínia, nos Estados Unidos, sendo um dos sete filhos de um ministro metodista e uma mãe dona de casa.
A família vivia em condições muito humildes. Contou que, em sua infância, diariamente, quando a família se sentava à mesa de jantar, o pai perguntava a cada um: “E o que você fez por alguém hoje?”

Os filhos estavam determinados a fazer algo de bom todos os dias, para poderem contar ao pai que haviam ajudado alguém. O Dr. McConnell diz que essa prática foi o legado mais valioso deixado por seu pai, porque aquela expectativa e aquelas palavras inspiraram tanto ele como seus irmãos a ajudarem as pessoas por toda a vida. À medida que cresceram e amadureceram, sua motivação para prestar serviço se transformou no desejo íntimo de ajudar o próximo.

Além da expressiva carreira médica do Dr. McConnell — na qual ele dirigiu o desenvolvimento do teste tuberculínico, participou do início do desenvolvimento da vacina contra poliomielite, supervisionou o desenvolvimento do Tylenol e contribuiu para o desenvolvimento da imagem por ressonância magnética — ele também criou uma organização chamada Voluntários da Medicina, que proporciona aos profissionais aposentados da área médica a oportunidade de servir como voluntários em clínicas gratuitas que dão atendimento a trabalhadores sem plano de saúde.

O Dr. McConnell disse que, desde a aposentadoria, seu tempo livre evaporou numa semana de 60 horas de trabalho não remunerado, mas que agora tem muito mais energia e satisfação na vida do que antes. Ele declarou: “Num dos paradoxos da vida, ao servir com os voluntários da medicina, acabei me beneficiando mais do que meus pacientes”. Existem hoje mais de 70 dessas clínicas espalhadas por todos os Estados Unidos.

É claro que nem todos podemos ser um Dr. McConnell e abrir clínicas médicas para ajudar os pobres. No entanto, há pessoas necessitadas em toda parte, e todos nós podemos fazer algo para ajudar alguém." (Thomas S. Monson, Conferência Geral, outubro 2009)

a declaração de missão dos Voluntários da Medicina:

"May we have eyes to see those rendered invisible and excluded, open arms and hearts to reach out and include them, healing hands to touch their lives with love, and in the process, heal ourselves."

(Que tenhamos olhos para ver os invisíveis e excluidos, abrir os braços e corações para alcançá-los e incluí-los, extendendo as mãos de cura para tocar suas vidas com amor e neste processo, curar a nós mesmos.)


Se você quiser saber mais:
http://www.encyclopedia.com/doc/1G1-125989886.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário